Importância da Tosa

Saiba a importância da tosa correta para o seu cãozinho de estimação.

Inserido em 12 de Ago. de 2014 às 07:54

Os bichinhos de estimação estão cada vez mais presentes em nossas casas, eles chegam e vão conquistando o seu espaço até se tornarem membros de nossas famílias e assim nos preocupamos com o bem estar deles. A tosa nos cães é mais importante do que apenas deixa-los bonitinhos, é uma questão de higiene e
saúde.

O excesso de pelos gera desconforto para o cão e também para seu dono, principalmente se ele ficar dentro de casa junto com a família, “soltando os pelos” e favorecendo o acúmulo de ácaros, fungos e bactérias na ambiente e no sua própria pele que ainda sofre a ação da umidade e calor gerando mau cheiro, coceira e até infecções de pele, coisas que são mais percebidas em cães que estão sem a devida tosa..

O pelo também atua como regulador da temperatura corporal do cão, importante no frio para manter o corpo canino aquecido, e também auxilia na proteção contra agentes nocivos do ambiente, por isso devemos procurar sempre um profissional tosador.

Existem diversos tipos de tosas, geralmente o tipo de que chama a atenção em revistas e afins são as tosas estéticas, com cortes e penteados diferentes para cada tipo e raça canina que visam principalmente embelezar o seu pet. Porém a tosa melhor indicada para os cães é a tosa higiênica, feita pela maioria dos profissionais sérios do ramo, que apara o excesso de pelos nos locais onde seriam prejudiciais e facilitariam o acúmulo de sujeira e patógenos, como dito acima, como nas patinhas, focinho, orelhas e em toda extensão do ventre e do dorso conforme o tipo do seu pet.

Assim como nós cortamos nossos cabelos em um cabeleireiro é importante que um profissional faça esse tipo de serviço em seu cãozinho, alem do serviço ficar mais bonito ele irá te ajudar na escolha da melhor tosa para o seu cão.