Nutrição Animal

A importância da nutrição para seu animal de estimação

Inserido em 18 de Julho de 2013 às 08:15

A alimentação é um fator fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos. Por meio dela é que recebemos todos os nutrientes necessários para mantermos nosso organismo em funcionamento, por isso é indispensável que haja uma boa nutrição. No caso dos animais de estimação não é diferente. É necessário que nossos bichinhos tenham uma alimentação adequada que supra as necessidades específicas de cada um, que variam de acordo com a idade, estilo de vida e estado físico do pet.
Por exemplo, no caso de filhotes, é necessário oferecer rações específicas que possuem uma concentração maior de nutrientes, que se em falta nessa fase de desenvolvimento pode desencadear problemas ósseos, de crescimento, obesidade, entre outras doenças. Para as fêmeas que estão amamentando, também é importante dar mais atenção à alimentação: todos os nutrientes que estão no leite dependem da alimentação da mãe, por isso deve-se oferecer alimento de qualidade e em maiores quantidades para que não ocorra uma eventual perda de peso comprometendo a saúde da mãe e dos filhotes.
Mas não é somente nesses casos em que devemos dar atenção à nutrição, afinal, cada animal tem uma necessidade específica e a alimentação deve atender à elas!
É importante também não criarmos o hábito de dar aos pets a comida que nós humanos consumimos. Isso pode causar alterações e fazer mal a saúde do seu amigão.
Cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico veterinário, assim ele pode indicar quais as maiores necessidades de seu bichinho e recomendar o melhor tipo de alimentação para seu pet estar sempre bem nutrido e saudável!
Fonte: http://www.labovet.com.br